Notice: Undefined index: rank in /home2/estacaoradio/public_html/culturafmouricuri/noticia.php on line 40

Notice: Undefined index: feed in /home2/estacaoradio/public_html/culturafmouricuri/noticia.php on line 70
Cultura FM Ouricuri | Uma Rádio Arretada! Cultura FM Ouricuri | Uma Rádio Arretada!
Ouvir

Luiz Gonzaga: Músico nordestino é reconhecido como Herói da Pátria

"Luiz Gonzaga do Nascimento, nascido em 13 de dezembro de 1912, em Exu, Pernambuco, foi não apenas um músico, mas uma figura emblemática na música popular brasileira. Desde cedo, demonstrou talento na sanfona, seguindo os passos de seu pai, Januá"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.793, concedendo o título de Herói da Pátria a Luiz Gonzaga, renomado músico e sanfoneiro brasileiro. A legislação, publicada em 8 de janeiro no Diário Oficial da União, inscreve o nome de Gonzaga no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília. A homenagem destaca a significativa contribuição de Gonzaga à cultura popular brasileira, especialmente à nordestina.

Luiz Gonzaga do Nascimento, nascido em 13 de dezembro de 1912, em Exu, Pernambuco, foi não apenas um músico, mas uma figura emblemática na música popular brasileira. Desde cedo, demonstrou talento na sanfona, seguindo os passos de seu pai, Januário José dos Santos. Antes de se destacar na música, serviu como soldado no Exército no Nordeste.

Sua carreira musical iniciou em 1939, no Rio de Janeiro, e seu legado é marcado por composições emblemáticas, como "Asa Branca", de 1947, em parceria com Humberto Teixeira. A canção é considerada um "hino nordestino" e aborda temas como a seca na região.

Gonzaga desempenhou papel fundamental na popularização da música nordestina em todo o país, notadamente o forró, xote e baião, consagrando-se como o "Rei do Baião". Entre seus sucessos, destacam-se "O xote das meninas", "O cheiro da Carolina" e "Pagode Russo".

Além de sua habilidade musical, Luiz Gonzaga incorporava elementos da cultura sertaneja em suas vestimentas, como chapéu, sandália de couro e gibão, destacando-se como uma figura completa e autêntica. Nos anos 1950, já figurava entre os artistas mais populares do Brasil.

Gonzaga faleceu aos 76 anos, em 2 de agosto de 1989, deixando um legado de mais de 50 discos compactos e 44 discos de vinil, além de consolidar a música nordestina em âmbito nacional.

Em homenagem ao seu nascimento, o dia 13 de dezembro foi instituído como o Dia Nacional do Forró. Em 2023, o presidente Lula reconheceu oficialmente o forró como manifestação da cultura nacional. A importância do forró foi ainda ressaltada em 2021, quando o Iphan declarou as matrizes tradicionais do forró como Patrimônio Cultural do Brasil.

Powered by Froala Editor

NOTÃCIAS MAIS LIDAS
PH se destaca na política de Ouricuri e é cotado para deputado em 2026
Prefeita Helbinha divulga a programação da Expogesso 2024 em Trindade-PE
Mesmo derrotado, Marçal continua a registrar doações de campanha
Moraes determina extradição de foragidos do 8/1 que estão no exterior
Policiais militares prendem homem na Rodoviária de Petrolina com arma de fogo e 2 kg de maconha