Notice: Undefined index: rank in /home2/estacaoradio/public_html/culturafmouricuri/noticia.php on line 40

Notice: Undefined index: feed in /home2/estacaoradio/public_html/culturafmouricuri/noticia.php on line 70
Cultura FM Ouricuri | Uma Rádio Arretada! Cultura FM Ouricuri | Uma Rádio Arretada!
Ouvir

TCE-PE divulga nível de confiança contábil dos municípios em 2023, No Araripe, apenas Ouricuri galgou o nível insuficiente

"O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) divulgou o relatório 2023 do Ãndice de Convergência e Consistência Contábil (ICCPE) dos 184 municípios pernambucanos."

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) divulgou o relatório 2023 do Índice de Convergência e Consistência Contábil (ICCPE) dos 184 municípios pernambucanos. O levantamento é bianual e avaliou a adequação da estrutura e o grau de confiança das informações nos demonstrativos contábeis de 2022 enviados pelas prefeituras. A ferramenta contribui para melhorar a qualidade dos dados fornecidos e a transparência da gestão pública.

O estudo mostrou que 91% dos municípios pernambucanos estão nos níveis aceitável ou moderado do ICCPE. Em relação à edição anterior (2021), o TCE-PE registrou um aumento de 40% das cidades classificadas no nível aceitável. Além disso, caiu a zero o número de municípios em estágio crítico. Da mesma forma, nenhum atingiu o grau desejável na pesquisa.

O cálculo do ICCPE considera como critérios a estrutura e a forma de apresentação dos balanços orçamentário, financeiro e patrimonial, demonstrações das variações patrimoniais, fluxo de caixa, consistência dos saldos de balanços, entre outros.

Para cada prestação de contas, calcula-se um índice, que varia entre 0 e 385 pontos. De acordo com o valor obtido, os municípios foram enquadrados em cinco níveis: Desejado, Aceitável, Moderado, Insuficiente e Crítico.

Em sua 5ª edição, o estudo trouxe mudanças em sua metodologia. A principal delas é a verificação do cumprimento de procedimentos contábeis, previstos no Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), instituído pela Portaria STN nº 548/2015.

Outra novidade foi o aumento do peso atribuído às notas explicativas das demonstrações contábeis, estimulando os municípios na elaboração de notas explicativas úteis ao cidadão. Também aumentou a exigência para que o município alcançasse o grau moderado no ICCPE.

“A evolução da qualidade da informação contábil proporcionada pelo ICCPE reafirma o compromisso do TCE-PE em aprimorar a gestão pública e formar uma sociedade cada vez mais cidadã, justa e comprometida com a coisa pública”, comentou o presidente do TCE, conselheiro Valdecir Pascoal.

Araripina

ACEITAVEL

Bodocó

ACEITAVEL

Exu

MODERADO

Granito

MODERADO

Ipubi

MODERADO

Moreilândia

ACEITAVEL

Ouricuri

INSUFICIENTE

Santa Cruz

ACEITAVEL

Santa Filomena

ACEITAVEL

Trindade

ACEITAVEL

Powered by Froala Editor

NOTÃCIAS MAIS LIDAS
PH se destaca na política de Ouricuri e é cotado para deputado em 2026
Prefeita Helbinha divulga a programação da Expogesso 2024 em Trindade-PE
Mesmo derrotado, Marçal continua a registrar doações de campanha
Moraes determina extradição de foragidos do 8/1 que estão no exterior
Policiais militares prendem homem na Rodoviária de Petrolina com arma de fogo e 2 kg de maconha